A escola e o trânsito

A coleção “A Escola e o Trânsito” é um conjunto de livros relacionados ao tema Trânsito e Mobilidade, destinado aos alunos e professores do Ensino Fundamental (anos iniciais e
finais) e Ensino Médio.

Partindo do pressuposto de que é fundamental garantir o direito de ir e vir com segurança e equidade, conforme previsto na Constituição e no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, temos
como objetivo promover o exercício da cidadania, da percepção de risco e do comportamento seguro.

Todos os materiais estão atualizados de acordo com o CTB e a BNCC. Esperamos contribuir para a conscientização dos alunos, professores e comunidade, auxiliando-os no desenvolvimento
de um posicionamento crítico e reflexivo sobre a mobilidade humana mais segura e sustentável.

APP Jogo Transitar - ENSINO FUNDAMENTAL

Acesso individual para cada aluno, Incluso gratuitamente

KIT Robótica Educacional A Escola e o Trânsito - ENSINO MÉDIO

1 Kit a cada 500 alunos, incluso gratuitamente.

Estrutura do LIVRO DO ALUNO e LIVRO DO PROFESSOR - Anos Iniciais

Livro do Aluno – 1º ano

Movimento do corpo; lateralidade; a rua; a circulação; os deslocamentos de casa para a escola e outros locais; os diferentes tipos de transporte; regras e combinados; segurança ao andar de bicicleta; dispositivos de segurança em veículos automotores; uso do espaço com segurança; cuidados com o meio ambiente; infraestrutura.

Livro do Aluno – 2º ano

Organização do espaço; a circulação; caminhos percorridos; sentidos de circulação; os diferentes tipos de transporte; os deslocamentos de casa para a escola e outros locais; circulação e segurança na bicicleta; regras de trânsito;
cuidados ao caminhar na rua; os sentidos; tipos de piso; segurança ao andar na rua; dispositivos de segurança em veículos automotores; cuidados no transporte coletivo; segurança ao andar de bicicleta; nomes das ruas; cuidados com o meio ambiente; uso do espaço com segurança;
poluição sonora e visual.

Livro do Aluno – 3º ano

A roda; história da bicicleta; segurança ao andar de bicicleta; meios de transporte terrestres; os diferentes tipos de transporte; deslocamentos da família; mapas e a representação dos espaços; autoridade; caminhar, correr e brincar com segurança; dispositivos de segurança em
veículos automotores; cuidados no ambiente escolar; o caminhar; calçadas; cuidados com o meio ambiente; cuidados com o nosso lixo; uso das calçadas com segurança.

Livro do Aluno – 4º ano

Comunicação no trânsito; os deslocamentos e direções; a circulação; profissões e circulação; regras de trânsito; a segurança no trânsito; transporte coletivo; metrô; bonde; regras; cinto de segurança; uso do espaço com segurança;
segurança em motocicletas; cuidados no escolar; espaços dos pedestres e ciclistas; transporte coletivo; monumentos; infraestrutura; viagens; som, audição e saúde; poluição das
cidades.

Livro do Aluno – 5º ano

Transporte aéreo; utilização de mapas; profissões e circulação; comunicação no trânsito; circulação de pedestres; respeito à fila; necessidades especiais de locomoção; regras de trânsito; brincadeiras com segurança; bicicleta; manutenção da bicicleta; cuidados na motocicleta; segurança no automóvel; agentes de trânsito; paisagem urbana e rural; uso do espaço com segurança; passagens de nível; poluição dos veículos; sustentabilidade.

Livro do Professor – 1º ao 5º ano

Objetivo: Fundamentar os conteúdos e as atividades propostas nos livros dos alunos, bem como trazer dicas para a realização dos
trabalhos e projetos. Nele, o professor irá encontrar várias oportunidades de trabalhar
interdisciplinarmente, sempre considerando os valores éticos, a pluralidade e a cidadania.

Conteúdos: Os objetivos de cada aula; Componentes curriculares e objetivos de aprendizagem; Sugestões para introduzir e
desenvolver o conteúdo proposto; Os recursos ou materiais necessários para desenvolver as atividades e os trabalhos propostos; Apoio bibliográfico, apresentando referências de
livros, revistas e endereços eletrônicos; Sugestões de projetos e pesquisas enriquecendo ainda mais o assunto trabalhado; Orientações para a realização de um projeto interdisciplinar
englobando os assuntos trabalhados durante todo o processo educativo

Estrutura do LIVRO DO ALUNO e LIVRO DO PROFESSOR - Anos Finais

Livro do Aluno – 6º ano

O caminhar, transportes sem rodas, o transitar humano, modos de transporte, circulação segura, direito de ir e vir com segurança, ser passageiro, dados estatísticos, ofuscamento, segurança do pedestre, identificação de sinais de trânsito, segurança das calçadas, respeito à vida,
sinais no trânsito, coletividade, geometria das placas, calçadas seguras.

Livro do Aluno – 7º ano

Evolução dos meios de transporte, transporte de qualidade, segurança na bicicleta, invenção da roda, transporte de qualidade, frota, dados estatísticos, aderência, velocidade, segurança nos diversos tipos de deslocamentos, skate com
segurança, respeito à vida, história da bicicleta, diferentes tipos de ambientes, aquaplanagem, ambiente rural, poluição do ar, metrô, tipos de transporte coletivo, transporte nas grandes cidades

Livro do Aluno – 8º ano

Os primeiros veículos, circulação especial, evolução dos meios de transporte, transporte de pessoas e cargas, motocicletas, cuidados do passageiro em motocicletas, transporte de pessoas e cargas, uso do cinto de segurança,
cuidados para o passageiro em motocicletas, campanhas educativas de trânsito, transporte coletivo, bonde, prevenção dos acidentes de trânsito, biomassa, acessibilidade na escola, grafite vs. pichação, respeito ao
espaço público.

Livro do Aluno – 9º ano

O automóvel, tipos de paisagens, paisagens urbanas, reconhecimento de vias, vias urbanas e rurais, dados estatísticos, frota, o uso do celular no trânsito, circulação, educação no trânsito, mensagens educativas, efeitos do álcool, álcool e direção, carona, a supervalorização do automóvel pela sociedade, rodovias vs. ferrovias, o impacto dos acidentes, veículos elétricos, mensagens educativas, utilização de veículos elétricos.

Livro do Professor – 6º ao 9º ano

Objetivo: Fundamentar os conteúdos e as atividades propostas nos livros dos alunos, bem como trazer dicas para a realização dos trabalhos e projetos. Nele, o professor irá encontrar várias oportunidades de trabalhar interdisciplinarmente, sempre considerando os valores éticos, a pluralidade e a cidadania. A proposta conta com a participação constante do professor, como
mediador no processo de construção do saber sobre a mobilidade e a segurança no trânsito.

Conteúdos: Os objetivos de cada aula; Componentes curriculares e objetivos de aprendizagem; Sugestões para introduzir e desenvolver o conteúdo proposto; Os recursos ou materiais necessários para desenvolver as atividades e os trabalhos propostos; Apoio bibliográfico, apresentando referências de livros, revistas e endereços eletrônicos; Sugestões de projetos e pesquisas enriquecendo ainda
mais o assunto trabalhado; Orientações para a realização de um projeto interdisciplinar englobando os assuntos trabalhados durante todo o processo educativo.